Deu piti!

Em 21 nov 2016

girl posing playing with her hair on a white background
Deu piti! Quem nunca? No nosso dia a dia, estamos muito acostumados a lidar com esta expressão “dar um piti”. Mas o que realmente é “dar um piti”? Onde mora? O que come? Como sobrevive? Aqui, no Deu a Louka!

Segundo o Dicionário Informal*, a expressão “dar um piti” vem da palavra “pitiatismo”, substantivo masculino ligado aos distúrbios de histeria. Portanto, seria como ter um ataque histérico, seja pelo motivo que for.

No nosso quotidiano, tem sido bem comum vermos pessoas perdendo o controle. Também, com essa vida louca que a gente leva! É só abrir o jornal! Por isso insisto: quem nunca? Todos nós já perdemos o controle! Ok, é perdoável. O importante é não fazer disso uma rotina ou uma encenação pra conseguir outras coisas.

Violência, corrupção, injustiça, falta de educação… Tudo isso nos faz ter uma imensa vontade de dar um piti de vez em quando! Acho que é até bom pra saúde. Botar pra fora, sabe? Desafogar as mágoas… Isso deve fazer bem ao coração!

No cinema, “Um dia de fúria” (Falling Down), de Joel Schumacher, seria o filme representante desta expressão: o personagem de Michael Douglas perde o controle ao longo do dia ao se deparar com uma série de problemas. Na música, “She’s Lost Control”, do Joy Division (AMO!).

“Dar chilique”, “fazer escândalo”, “fazer barraco”, “dar vexame”… E você, já deu o seu piti hoje? Tem visto muita gente dar piti ultimamente por aí? Confesso que tenho visto cada coisa… Eu mesma confesso que dou piti às vezes! Quer saber? Dê seu piti! Sinta-se livre! Seja louka!

*http://www.dicionarioinformal.com.br/piti/ (acessado em 21 de novembro de 2016)

Créditos da imagem: Freepik

Deixe seu comentário