Deu Rosa!

Em 10 out 2017

Deu rosa! Prevenção, diagnóstico precoce, autoexame, enfim, o Outubro Rosa está no ar e o Deu a Louka, blog essencialmente feminino, não poderia ignorar este assunto! Portanto, hoje a gente vai falar sério… mas com muito humor, é claro!

Rosa bebê, rosa chiclete, magenta, pink… Seja qual rosa for, chegou o mês de outubro e com ele a conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de mama que, infelizmente, ainda atinge milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

A campanha surgiu na década de 1990, em Nova Iorque, e tem como principal eixo, além do estímulo à realização de exames periódicos contra o câncer, o incentivo ao autoexame, pois nada melhor que a própria mulher para sentir e dizer se há algo de errado com ela. Entendeu, querida? É por isso que a gente tem que falar! Eu já disse isso antes!

O autoexame é muito simples. Várias atrizes já expuseram os próprios seios com louvor e coragem pelo mundo demostrando como fazê-lo. Coisa que eu também faria aqui mas, do jeito que as coisas estão atualmente, talvez fosse censurada por atentado ao pudor! Mas enfim, este é um assunto para um outro post, né, minha gente? Ando até pensando em fazer uma homenagem a Nelson Rodrigues com um post intitulado “Toda Nudez Será Castigada”. O que acham?

O que a gente percebe, no entanto, é que as mulheres ainda apresentam um certo pudor em se tocarem para fazer o exame. Também, não é pra menos: com uma sociedade historicamente patriarcal como a nossa, claro que isso aconteceria.

Por outro lado, às vezes o diagnóstico é até satisfatório sob o ponto de vista do sucesso do tratamento, mas o mesmo fica debilitado, pois, muitas vezes, a saúde pública não realiza o tratamento no tempo certo. Infelizmente, já vi várias mulheres reclamando disso nos jornais. Ou seja, aí é chover no molhado, né?

Mas tirando estas questões que a gente só pode controlar no voto (alô 2018!), no assunto autoexame, deixe de pudores, sua Louka! Esfregue o seio na cara da sociedade (mentira, não faça isso, senão vai ser também censurada nas redes sociais)! Faça o autoexame! E se notar alguma coisa de diferente, procure um médico o quanto antes, pois um diagnóstico precoce pode salvar a sua vida!

O Deu a Louka apoia o Outubro Rosa! O Deu a Louka apoia o autoexame! O Deu a Louka apoia as mulheres (sempre)! Deu rosa! Só não vale dizer que rosa é só coisa de menina…

 

Imagem: Freepik.

Deixe seu comentário