Fofoca ou Quem é Banksy?

Em 6 set 2016

Curiosidade é uma droga. “A curiosidade matou o gato”, diz o ditado que nunca entendi. Fofoca é algo que vende, pois o ser humano é verdadeiramente guiado pela vontade de saber o que o outro faz. Reality shows estão aí pra comprovar isso. Mas o fato é que por menos interessado que você seja nestes assuntos banais, é impossível ignorar: de uma hora para a outra, o espírito da vizinha fofoqueira se mostra e você não consegue se conter. No meu caso, eu pergunto: quem é Banksy? Ou melhor: qual é a sua identidade?

Faço esta pergunta porque nesta semana fomos invadidos por uma notícia estarrecedora: parece que o Banksy é um dos membros da banda Massive Attack. Ok, você pode pensar que isso é uma besteira, haja vista os acontecimentos atuais do país. Fofoca é isso mesmo. Mas para alguém, como eu, que ama artes e que se intriga com a identidade oculta deste artista, é algo, no mínimo, curioso.

Banksy é um artista que atua basicamente na Inglaterra (mas também em outros lugares) fazendo grafites de qualidade que sempre carregam uma provocação social. A princípio, ninguém sabe quem é ele, pois ele faz questão de esconder sua identidade, o que, muitas vezes, é visto como estratégia de marketing.

O fato é que sua arte gera polêmica e, além de ser alvo de disputas judiciais, já alcançou valores estratosféricos em leilões onde pessoas que são contempladas com suas figuras em suas fachadas privadas fazem questão de se aproveitar da sorte.

Nesta semana um jornalista publicou uma pesquisa que fez, na qual comparou as passagens do Massive Attack em suas turnês ao aparecimento de obras do Banksy pelos arredores. Parece que a pesquisa é séria: existem muitas coincidências entre apresentações da banda e o surgimento das obras.

O Massive Attack é um grupo oriundo de Bristol, na Inglaterra, que começou suas atividades por volta da década de 1980. Pra quem não conhece, a música de abertura da série “Verdades Secretas”, da Rede Globo (saudades eternas). A banda é composta basicamente de dois componentes: Robert 3D Del Naja e Grant Marshall. Segundo a pesquisa, 3D seria o cara, já que antes de formar a banda ele teria sido um artista que pintava painéis nas ruas.

Pura especulação? Ninguém sabe. A verdade é que me senti naqueles filmes de conspiração onde você entra na viagem do narrador pra tentar descobrir a identidade do personagem, no caso, Banksy.

Mas a conclusão é que não tem saída: fofoca é inerente ao ser humano! Quando você menos espera, já está falando mal do amigo. Mistérios que rondam a humanidade então, nem se fala! Quanto mais você sabe, mais quer saber. Mas qual é o resultado que é gerado por esta atual suspeita sobre quem é Banksy? Absolutamente nenhum! É só mesmo pra ocupar o tédio da semana! E que Banksy continue a produzir obras questionadoras e que também continue a nos intrigar! Oremos!

Fonte: http://www.independent.co.uk/arts-entertainment/art/news/banksy-identity-theres-a-wild-theory-the-graffiti-artist-is-3d-of-massive-attack-a7222326.html (acessado em 04/09/2016).

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário