Gentileza gera…

Em 14 nov 2017

Já sabe, né? Nunca soube que existia um dia dedicado à gentileza! Adorei! Afinal, gentileza é como um pretinho básico ou uma camiseta branca: não tem como errar! Bom, há quem diga que gentileza gera gente folgada, mas eu prefiro pular esta parte!

Complemento dizendo que gentileza também gera gente grudenta e carente no seu pé, mas já falei que vou pular esta parte! Mas é sério: eu não sabia. E caso você seja tão distraída como eu (sou geminiana, né, gente?!) o Dia da Gentileza foi comemorado esta semana, no dia 13 de novembro.

Num momento como este, no qual grande parte da população brasileira se ataca por conta de opiniões divergentes ou de desentendimentos nas redes sociais, a gentileza deveria fazer mais parte do dicionário pessoal de cada um. Gentileza à esquerda, gentileza à direita, frente, trás… Simples assim!

Daí a gente pensa “ah, tá, é por isso que eu tenho visto uma proliferação enorme de vídeos fofos esta semana na Internet”, tipo: o jovem que ajuda um senhor a atravessar a rua, alguém que salva um animal em perigo, outro que doa alguma coisa, etc. Estes exemplos estão aí pra serem filmados com o celular e divulgados mesmo. São inspiradores.

Ok, mas vamos combinar? Eu sei que é cliché, admito, mas dia da gentileza tinha que ser todo dia, né, minha gente? Todos os dias nós tínhamos que nos sensibilizar com a necessidade do ser vivo que está ao nosso lado. Mas a vida anda tão louca e a cidade tão perigosa que acaba que, ou a gente passa e não vê, ou desconfia. Uma pena mesmo.

Tudo bem, concordo que às vezes fazer uma gentileza pode te gerar um prejuízo. Tipo, vai que você oferece aquele chocolate delicioso que está na sua mão, pronto pra ir à sua boca e a pessoa aceita? Aff! Gentileza também gera… mais vontade de comer chocolate! Se estiver na TPM, então!

Mas a verdade é que essa história de gentileza, como já dizia o profeta, retorna mesmo. É impressionante, mas na maioria das vezes, se você der um sorriso pra alguém que está te atendendo, ou que está junto de você, aquilo geralmente volta em forma de dar a passagem, ou de abrir uma porta. Ponha em prática e você verá! De repente você ganha até um chocolatinho, boba!

É claro que existem pessoas amarguradas, que não há milagre que dê jeito (misericórdia!), mas o melhor a fazer quando isso acontece é deixar pra lá e focar em quem é gentil com você! Gentileza gera gentileza! Educação gera educação! E por aí vai!

Espalhe gentileza como quem espalha confete no carnaval! Só cuidado pra não cair no olho do amigo…

Be kind.

Imagem: Freepik

Deixe seu comentário