Mulheres de G.O.T.

Em 1 ago 2017


Daenerys Targaryen, Arya, Catelyn e Sansa Stark, Brienne, Margaery e Olenna Tyrell, Lyanna Mormont, ufa! São tantas as mulheres poderosas no seriado Game of Thrones que não dá nem pra respirar! Ok, faltou a Cersei Lannister… mas ela é má, gente!

Tenho que avisar que tem um pouquinho de spoiler aqui, ok? Mas só pra quem não está ainda na sexta ou sétima temporada. Se já estiver, vai fundo, Louka!

Desde que comecei a assistir Game of Thrones, que agora está na sétima temporada, me vem a ideia de que este seriado, além de tudo, é feminista. E não preciso explicar muito o porquê disto, né? É tanta mulher poderosa e forte que não dá nem pra esconder!

É claro que no início da história, até pra mostrar a evolução da ideia (creio eu), as mulheres do seriado se encontravam em situações mais subservientes. Tipo: Daenerys Targaryen foi vendida e sistematicamente estuprada; Sansa Stark foi obrigada a casar à força com um monstro psicótico; e por aí vai.

Mas depois, a coisa ficou boa: Cersei se tornou rainha (controversa, é verdade, mas rainha, pô!), Brienne é uma guerreira (embora tenham tentado lhe colocar um vestido, mas não ornou, né?), Arya Stark, embora tenha passado por poucas e boas, vive como sempre quis (abaixo a ideia da princesinha!) e Daenerys Targaryen, bem, esta não precisa nem mencionar, porque não faltam adjetivos: Filha da Tormenta, a Não Queimada, Mãe de Dragões, Rainha de Mereen, Rainha dos Ândalos e dos Primeiros Homens, Senhora dos Sete Reinos, Khaleesi dos Dothraki, blá, blá, blá…

Não preciso dizer que, como feminista doente que sou, isso muito me agrada, né? Gosto de ver estas mulheres no comando inspirando a gente. Gosto de assistir as atitudes fortes a cada diálogo e a cada batalha. Gosto de ver os papeis femininos cada vez mais tomando o lugar de protagonismo.

É o que eu tento fazer nos roteiros dos meus vídeos do canal/site Deu a Louka: as mulheres são sempre fortes e protagonistas! E os homens… bem, estes nem tanto, mas nada contra, ok?

E enquanto rola a sétima temporada de Game Of Thrones, a gente espera que estas mulheres (ou, pelo menos, as que sobraram) não morram, né? Porque neste seriado é aquilo: não adianta se apegar!

E viva as mulheres de G.O.T.!

 

Imagem: Freepik

Deixe seu comentário