O poder das hashtags!

Em 5 ago 2019

As hashtags estão comandando o mundo! Elas ditam tendências, lançam moda e até  viram motivo de piada (ou trollagem, como alguns dizem). De Trending Topics a Instagram elas crescem a cada dia, a depender do assunto nos noticiários locais. Mas e aquelas hashtags que criam movimentos sociais? É o hashtivism dando pinta por aí!

Já disse num vídeo do Canal Deu a Louka, cujo assunto era Redes Sociais, que “sem hashtag não existe vida”. Se não se lembra, faça o favor de assistir aqui. Pelo visto, eu não estava tão errada assim. Sorry!

Exageros à parte, no tal vídeo falei mais sob o aspecto do uso das hashtags pelos influenciadores digitais, que usavam as hashtags mais com o objetivo de serem encontrados na rede e para que as pessoas conseguissem saber qual era a vibe do influencer. Não que isso não exista (existe muito ainda, apesar do fim das curtidas do Instagram), mas de uns tempos pra cá, vimos o surgimento de um outro tipo de hashtag, a que faz ativismo social: o hashtivism.

Acha que nunca viu isso? É o que você pensa! Recentemente hashtags contra o assédio sexual tomaram conta da web, criando verdadeiras campanhas digitais contra esta terrível prática que alguns homens ainda insistem em realizar. Mas desta vez, a coisa tomou tanta força que alguns se deram mal. É por isso que eu adoro a Internet!

Hashtags como #metoo, #primeiroassedio, #mexeucomumamexeucomtodas, #jutassomosmaisfortes e #meuamigosecreto são exemplos de hashtags engajadas que deram força ao movimento contra o assédio sexual contra as mulheres, seja no trabalho ou em qualquer área da vida. Afinal, qual foi a mulher que nunca passou por esta situação constrangedora, não é? Pelo menos agora nós temos um canal direto pra colocar a boca no mundo!

De repente, várias mulheres passaram a ter coragem de denunciar publicamente algumas atitudes machistas que sofreram na pele, tomando conta da mídia e da sociedade. E parece que foi só o começo: hashtags engajadas surgem a cada dia em forma de denúncia, dando cada vez mais força ao movimento do empoderamento feminino. Bingo!

Tá vendo como as hashtags estão comandando o mundo? Surge uma na Rússia e, como que por encanto, atravessa o Atlântico e chega com força ao Brasil, fazendo uma parada estratégica da Espanha!

E aí? Ainda duvida que sem hashtag não existe vida??

By Andrea Nascimento

Siga Andrea Nascimento no Instagram: @andreanascimentoficial

Acesse e se inscreva no Canal Deu a Louka no YouTube! Clique aqui!

 

Deixe seu comentário