Por que todos envelheceram?

Em 15 jul 2019

Não sei bem ao certo dizer, mas na última semana, me deparei com amigos de 30 e 40 anos que ficaram velhos de uma hora pra outra. Não se trata de um modo de pensar mais ultrapassado, ou de botox vencido, mas, sim, de um tal aplicativo que coloca um filtro nas fotos das pessoas mostrando como elas ficarão quando estiverem mais velhas… É por isso que eu adoro a Internet!

Até duas semanas antes, as pessoas viraram bebês com um filtro que viralizou até na Lua. Agora surge outro aplicativo, com outro filtro que faz o efeito contrário: a pessoa fica com cara de vovô ou vovó.

Vários amigos aderiram e quando dei por mim, tive que piscar duas vezes pra ver se o que eu estava vendo era a realidade ou uma versão do filme “Cocoon”. Só que neste filme da década de 1980, eram os idosos que ficavam mais novos graças à ação de alienígenas. Se eu bem me lembro, era isso. É que já faz tempo, gente! E eu tô velha de verdade!

Também há mais ou menos duas semanas houve uma outra mania com a carinha dos internautas: você podia fazer uma espécie de avatar, ou seja, um desenho super fofo com a sua cara!

Ou seja, a Internet e seus modismos! É por isso que eu adoro a Internet! A toda hora surge uma novidade pra viralizar, entreter, gerar risadas e… Pegar várias informações suas! É a inteligência artificial obtendo referências suas e criando dados a partir delas pra te divertir. Mas o que vão fazer com estas informações que você forneceu? Não faço a menor ideia.

Mas é por não ter certeza mesmo que eu não coloco a cara no sol, ou melhor, não coloco a cara no app, gata. Sei lá o que vão fazer com isso! Tô fora!

Mas por que estes aplicativos fazem tanto sucesso? Simples! É a curiosidade, baby! Quem não quer ver com qual cara vai ficar quando estiver com 80 anos? Quem não tem a curiosidade de saber qual seria a sua aparência se tivesse nascido no sexo oposto? Quem não quer se ver como criança de novo, mas sob uma nova perspectiva? Todo mundo!

Todo mundo menos eu, que morro de medo destes testes e aplicativos que viralizam! De novo: não sei aonde isso pode levar as nossas informações. Por isso, fico quieta e na idade atual que tenho.

Mas não posso me furtar a revelar que quando foi lançado aquele joguinho de como a pessoa ficaria se tivesse nascido no sexo oposto, eu quase entrei na onda! Achei ótima a ideia! E falei pra algumas amigas que se elas tivessem nascido homens, eu pegava! Se eu estivesse solteira, claro!

Já o da criança, não achei a menor graça, porque eu já sei como eu era quando criança, né? E o do idoso, sinceramente? Pra que adiantar as coisas, gente? Com a grana que eu pago num botox que está pela hora da morte, tudo o que eu não quero é me ver mais velha! Deixe as coisas pra sua devida hora!

E quanto às informações, deixe-as no seu devido lugar também. Com esta inteligência artificial cada vez mais inteligente, não me espanta nada uma vibe “2001: Uma Odisseia no Espaço” ou “Eu, Robô”, filmes nos quais as máquinas se revoltam contra os humanos, mas contra as quais, também, não há mais nada a fazer, já que elas nos conhecem mais a fundo do que o nosso terapeuta!

Eu, hein! Sai pra lá!

By Andrea Nascimento

Siga Andrea Nascimento no Instagram: @andreanascimentoficial

Acesse e se inscreva no Canal Deu a Louka no YouTube! Clique aqui!

 

Deixe seu comentário